terça-feira, 25 de março de 2014

A Educação escolar das pessoas com surdez


            
  
             Durante séculos as discussões e embates entre gestualistas e oralistas acerca de qual língua pessoa com surdez utilizaria, a oral ou a gestual, colocaram-nos numa condição de exclusão.
   No Brasil, vem se consolidando uma nova política de educação inclusiva. Porém ainda há muitas questões e desafios de devem ser discutidos e revistos para que sejam efetivadas práticas de ensino e aprendizagem centradas nas pessoas com surdez ,visando proporcionar a elas a oportunidade de aquisição de habilidades para a vida em comunidade, ou seja, como atuar e interagir com seus pares no mundo, considerando o contraditório, o ambíguo, o complexo e o diferente e suas conseqüências. (DAMÁZIO)
Para Damázio e Ferreira (2009) “a principal causa do sucesso ou fracasso escolar do aluno com surdez não é a adoção de uma  ou outra língua”.Visando uma aprendizagem significativa é necessário romper com os empecilhos que impedem o desenvolvimento e provocam a repetência e a evasão, ocasionando o fracasso escolar.Damázio(2005)
A proposta de abordagem bilíngüe não privilegia uma língua, mas dá às  pessoas com surdez o direito e  condições de poder se utilizar de duas línguas na sua aprendizagem e na interação com o meio, de acordo com suas necessidades e potencialidades.
Nessa perspectiva de inclusão escolar, o Plano de AEE para alunos com surdez deverá ocorrer em três momentos, visando oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades e se beneficiar desses ambientes inclusivos de aprendizagem. O AEE em Libras, o AEE de Libras e o AEE de Língua Portuguesa.
O Atendimento Educacional Especializado em Libras deverá ocorrer em horário contrário ao do ensino comum, sendo os conteúdos articulados com o professor da sala de aula, utilizando–se de materiais e recursos visuais diversificados.
Para iniciar o AEE de Libras é necessária a investigação diagnóstica do aluno, também realizada no contra turno do ensino comum, esse atendimento será oferecido por um professor e/ou instrutor em Libras, preferencialmente surdo, considerando o estágio de desenvolvimento do aluno.
Uma vez que a Libras é uma língua que necessita de constante ampliação do vocabulário, esse atendimento deve ser oferecido durante toda a educação básica, incluindo a educação infantil.
Já o AEE para o Ensino de Língua Portuguesa, deve ocorrer na sala de recursos multifuncionais, realizado com professor formado em L.P, sendo que o planejamento deve ser feito e conjunto com os professores de Libras e da sala de aula comum.
Segundo Mirlene Ferreira Macedo Damázio:
“A inclusão escolar implica mudança paradigmática, ou seja, uma concepção de homem, de mundo, de conhecimento, de sociedade, de educação e de escola, pautado nas dimensões do heterogêneo, da não dualidade, da não fragmentação, das diferenças multiculturais, do original e singular humano. Uma escola com valores e atitudes diferente, frente ás suas práticas educacionais, não em uma visão adaptativa as pessoas com deficiência física ou sensorial, como a integração escolar o faz, mas, uma escola que entende que todos que ali estão são diferentes e, portanto, suas práticas são naturalmente na visão da heterogeneidade de ações e atores. Precisa ser uma escola que se organiza para todos, independentemente de alguma pessoa ter deficiência visível, no qual todas as diferenças são reconhecidas e a valorização do potencial humano é a prioridade do fazer educativo cotidiano”.

           

 Referências Bibliográficas:

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008

DAMÁZIO, Mirlene F.M.,ALVES,Carla B. e FERREIRA,Josimário de P. Educação Escolar de Pessoas com Surdez In AEE: Fascículo 04: Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
DAMÁZIO,M.F.M.;FERREIRA,J.Educação Escolar de Pessoas com Surdez – Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista Inclusão:Brasília:MEC,v.5,2010.p.46-57.

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