PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: Carmen Thum Machado Goetz
Número da Turma: T26a
Estado / Município Polo: Campo Grande / MS
Estado / Município Abrangência: Nioaque / MS
Nome da Escola: Guilherme Corrêa da Silva
Estado / Município da Escola: Nioaque /MS
Data(s) da realização da pesquisa: 09/05/13
DADOS SOBRE O MUNICÍPIO
1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim ( ).
Não ( x). Quantas salas faltam? sete
3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.
7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.
Conselho Tutelar, CREAS, CRAS.
8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
· Quantos são da escola selecionada para a pesquisa?Quarenta
· Quantos são de outras escolas? ____
9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (x). De que forma?
Havendo sala de atendimento.
Não ( ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________
10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não ( ). Por que?__________________________________________________________________________________________________________________________
Sim (x ). Em que?
Desenvolvimento de habilidades, no rendimento escolar , participação, assimilação e outros.
13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta:Colaboração entre o professor da sala multifuncional com o professor da sala comum .
14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: Insatisfatória , já que os pais somente comparecem na escola quando solicitados
15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
Em horário oposto para alunos que moram na cidade, e no mesmo período para alunos de fazendas que dependem do transporte escolar.
16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
Déficit de comunicação entre o professor da sala multifuncional e os professores das salas comuns.
|
sábado, 25 de maio de 2013
Pesquisa sobre inclusão escolar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário