domingo, 4 de agosto de 2013

AEE


AEE_Fechamento_ Carmen
O que você aprendeu sobre o papel do professor de AEE na escola e na sala de RM?
Qual a importância do estudo de caso para o desenvolvimento de caso para o desenvolvimento do trabalho de AEE?
De que forma o plano do AEE contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos atendidos na SRM?

Para desenvolver o AEE é necessário que o professor da SRM realize uma investigação na vida do aluno, junto à família e a comunidade escolar, a fim de obter o maior número possível de informações, que serão extremamente importantes porque servirão de base para elaborar o estudo de caso. Será possível, então traçar um plano de ação com metas e objetivos a serem alcançados no AEE.
A função do professor do AEE é auxiliar o aluno com deficiência a desenvolver suas habilidades cognitivas, para melhorar seu desempenho na sala de aula comum e também no cotidiano, na sociedade onde está inserido. As atividades devemser planejadas a partir das particularidades do aluno, da realidade, do diagnóstico, par que sejam eficazes, para efetivação da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno. Estas devem ser diferentes das realizadas na sala de aula comum, com foco no pedagógico, mas com situações diferenciadas, com materiais adequados, recursos, tecnologia, etc., que proporcionem ao aluno a reflexão, o raciocínio, a memorização, de forma lúdica, algumas vezes, para motivar e incentivar, uma vez que esses aspectos são relevantes para que haja avanço no desenvolvimento das habilidades do educando.

É imprescindível que o professor da sala de ensino regular se articule com o professor da SRM para juntos avaliar todos os aspectos do aluno: cognitivo, motor, afetivo, sócia e emocional, identificando dificuldades, suas deficiências e suas habilidades, para assim poder traçar um plano de ação de forma individualizada.

2 comentários:

  1. Olá Carmen querida!

    Gostei muito do seu texto.
    Acredito que o papel do professor do AEE pontuado por você é exatamente este; investigar, auxiliar, enfim, articular ações em prol da realização de um plano de AEE adequado às necessidades de cada aluno.
    Parabéns!
    Abraços,

    Ana Maria.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmem!
    Realmente é como você citou que é imprescindível uma articulação harmoniosa entre o professor da sala regular e o professor da sala de recursos para que seja traçado um plano de atendimento eficaz, e que os objetivos estejam em consonância com os problemas enfrentados por ele visando o processo de aprendizagem.

    Abraços,
    Marta Mello

    ResponderExcluir