domingo, 29 de setembro de 2013

Tecnologia Assistiva



      Segundo leituras realizadas podemos  perceber que há um número bastante elevado de alunos com deficiência matriculados e frequentando as classes  comum de escolas regular.
                   O Brasil vem trabalhando pela construção de um sistema educativo inclusivo, e tendo em vista que a dimensão do nosso país, suas  numerosa população e as suas diferentes realidades culturais e sociais podemos perceber que há um longo caminho  e muitos desafios pela frentes.
      Diante da atual Política de Educação Especial, o AEE já inicia um grande trabalho na formação de profissionais Especializados da Educação para que essa prática se consolide,  especialmente nas escolas públicas brasileiras.
O professor do atendimento educacional especializado trabalha com ferramentas tecnológicas especificas com ás necessidades dos alunos com deficiência  o serviço de tecnologia assistiva   na escola tem por objetivo promover e orientar a utilização de recursos   ou a pratica  que ampliam  as habilidades dos alunos com deficiência, favorecendo a participação nos desafios educacionais.  Os professores devem  fazer uso da tecnologia assistiva como  um instrumento facilitador  na realização das tarefas realizadas no aprendizado do aluno,
 A utilização TA na escola tem por objetivo  indicar meios  de como utilizar estes recursos  para favorecer o aprendizado do aluno com deficiência onde possibilite melhorar a sua pratica educacional e sanar suas dificuldades.
                  Segundo  BRASIL, 2008,  atendimento educacional especializado identifica , elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades especificas.As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializados diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutiva á escolarização.Esse  atendimento complementa e /ou suplementa a formação dos alunos com vista á autonomia e independência na escola e fora dela .
O atendimento educacional especializado não ser visto como reforço escolar  ,e sim um instrumento  que ajudará o aluno durante o  sua permanência   na escola. O aluno deverá receber atendimentos especializados para ajudar  no seu desenvolvimento  e na sua formação, desta maneira sendo um mediador no seu aprendizado possibilitando um melhor desempenho e rendimento escolar.
O professor do atendimento educacional especializado deverá trabalhar com as ferramentas tecnológicas  especificas para atender cada especificidade de cada aluno com deficiência.  O serviço de tecnologia assistiva na escola tem por objetivo orientar a utilização dos recursos que possibilite a e melhores as habilidades dos alunos com deficiências . A tecnologia assistiva deve ser  um instrumento que facilitara  o desempenho das atividades realizadas pelo aluno no dia,
Fazer TA na escola é buscar, com criatividade, uma alternativa para que os  alunos realize o que  deseja ou precisa. É encontrar uma estratégia para  que  ele possa “fazer “  de outro jeito. É  valorizar o seu jeito de fazer e aumentar suas capacidades de ação e interação, a partir de suas habilidades. É conhecer e criar novas alternativas para  a comunicação, mobilidade, escrita, leitura , brincadeiras, artes, utilização de materiais  escolares e pedagógicos exploração e produção de temas através  do computador etc. É retirar do aluno o papel de expectador e atribuir –lhe a função de ator. ( BERSCH, 2006)
    Portanto cabe ao professor da sala do AEE , verificar quais recursos  da tecnologia assistiva poderá ser utilizada pelos alunos , com as devidas deficiências  desta forma levar o aluno a ser participativo e desenvolver suas habilidades e facilitar o aprendizado.

REFERÊNCIA-  
BERSCH,R.   Tecnologia Assistiva   Educação inclusiva.2006
BRASIL,Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Ministério da educação, 2008




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