Segundo leituras realizadas
podemos perceber
que há um número bastante elevado de alunos com deficiência matriculados
e frequentando as classes comum
de escolas regular.
O Brasil vem trabalhando pela
construção de um sistema educativo inclusivo, e tendo em vista que a dimensão
do nosso país, suas numerosa
população e as suas diferentes realidades culturais e sociais podemos
perceber que há um longo caminho e
muitos desafios pela frentes.
Diante da atual Política de
Educação Especial, o AEE já inicia um grande trabalho na formação de
profissionais Especializados da Educação para que essa prática se
consolide, especialmente
nas escolas públicas brasileiras.
O
professor do atendimento educacional especializado trabalha com ferramentas
tecnológicas especificas com ás necessidades dos alunos com deficiência o serviço de tecnologia
assistiva na escola
tem por objetivo promover e orientar a utilização de recursos ou a pratica que ampliam as habilidades dos alunos com
deficiência, favorecendo a participação nos desafios educacionais. Os professores devem fazer uso da tecnologia assistiva
como um instrumento
facilitador na realização
das tarefas realizadas no aprendizado do aluno,
A utilização TA na escola
tem por objetivo indicar
meios de como utilizar
estes recursos para favorecer
o aprendizado do aluno com deficiência onde possibilite melhorar a sua
pratica educacional e sanar suas dificuldades.
Segundo BRASIL, 2008, atendimento educacional
especializado identifica , elabora e organiza recursos pedagógicos e de
acessibilidade que eliminem as barreiras para plena participação dos alunos,
considerando as suas necessidades especificas.As atividades desenvolvidas no
atendimento educacional especializados diferenciam-se daquelas realizadas na
sala de aula comum, não sendo substitutiva á escolarização.Esse atendimento complementa e /ou
suplementa a formação dos alunos com vista á autonomia e independência na
escola e fora dela .
O atendimento educacional
especializado não ser visto como reforço escolar ,e sim um instrumento que ajudará o aluno durante o sua permanência na escola. O aluno deverá receber
atendimentos especializados para ajudar no seu desenvolvimento e na sua formação, desta maneira
sendo um mediador no seu aprendizado possibilitando um melhor desempenho e
rendimento escolar.
O professor do atendimento
educacional especializado deverá trabalhar com as ferramentas
tecnológicas especificas
para atender cada especificidade de cada aluno com deficiência. O serviço de tecnologia assistiva na
escola tem por objetivo orientar a utilização dos recursos que
possibilite a e melhores as habilidades dos alunos com deficiências . A
tecnologia assistiva deve ser um
instrumento que facilitara o
desempenho das atividades realizadas pelo aluno no dia,
Fazer TA na escola é buscar, com
criatividade, uma alternativa para que os alunos realize o que deseja ou precisa. É encontrar uma
estratégia para que ele possa “fazer “ de outro jeito. É valorizar o seu jeito de fazer e
aumentar suas capacidades de ação e interação, a partir de suas habilidades.
É conhecer e criar novas alternativas para a comunicação, mobilidade,
escrita, leitura , brincadeiras, artes, utilização de materiais escolares e pedagógicos exploração e
produção de temas através do
computador etc. É retirar do aluno o papel de expectador e atribuir –lhe a
função de ator. ( BERSCH, 2006)
Portanto cabe ao professor da sala
do AEE , verificar quais recursos da
tecnologia assistiva poderá ser utilizada pelos alunos , com as devidas
deficiências desta forma
levar o aluno a ser participativo e desenvolver suas habilidades e facilitar
o aprendizado.
REFERÊNCIA-
BERSCH,R. Tecnologia Assistiva e Educação inclusiva.2006
BRASIL,Política Nacional de
Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Ministério da
educação, 2008
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domingo, 29 de setembro de 2013
Tecnologia Assistiva
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